Avançar para o conteúdo

Plano de Cargos e Salários por Competências

É por meio da remuneração, e suas políticas, que as pessoas podem planejar suas vidas a médio e longo prazo. É por meio da busca pela remuneração, que as pessoas definem o seu crescimento em relação à empresa em que trabalha. A remuneração é um ponto muito importante de decisão e alinhamento, entre empresa e funcionário, e como ponto de busca de interesse dos candidatos e futuros colaboradores.

Para alcançar os melhores resultados, as empresas necessitam definir e planejar adequadamente como serão definidas as atitudes de remuneração ao longo dos anos, os processos de atualização e correção monetária, bem como outras formas de remuneração, objetivando o melhor desempenho das pessoas. Se você quer que sua empresa tenha realmente uma longevidade estratégica, você precisa pensar em um processo de remuneração que funcione ao longo dos anos e que ainda dê ao colaborador a sensação de que ele terá uma chance se desenvolver e crescer.

É importante que fique claro que existe uma regra e uma padronização salarial, e é por meio do Plano de Cargos e Salários que existe essa oficialização de um olhar único para as políticas salariais da empresa, acabando com a subjetividade e injustiça interna. Um PCS não pode ser realizado de forma amadora, em uma “sala fechada” (isolado de todos). Para ter credibilidade, precisa ter um método transparente e aceito como justo por todos.

A remuneração por competências é aquela em que o destaque está nas competências exigidas aos funcionários para o bom desempenho de seus cargos, objetivando a melhoria contínua e estimulando cada vez mais o desenvolvimento profissional!